domingo, 4 de novembro de 2018

Crítica: Sueño Florianópolis


Uma viagem em busca de reflexão

Litoral catarinense se transforma em paraíso paradisíaco em longa argentino 

Por: Letícia Capuano 

O longa argentino, dirigido pela atriz e roteirista, Ana Kartz, escrito com a colaboração de Daniel Kartz e coproduzido em parceria com o Brasil, retrata a viagem de férias de uma família de Buenos Aires, em 1990, rumo às praias de Florianópolis, capital de Santa Catarina. Sueño Florianópolis narra uma história leve sobre uma família e, principalmente, sobre a mãe e esposa, que busca, através da viagem e do relacionamento com os brasileiros, momentos de reflexão sobre os rumos da vida e sua busca interior.
Após 22 anos de casamento, Lucrécia (Mercedes Morán) e Pedro (Gustavo Garzón) se separam. Porém, os dois decidem viajar com os dois filhos adolescentes, Flor (Manuela Martinez) e Julián (Joaquim Garzón), para o litoral sul do Brasil. A gasolina acaba e eles são ajudados por um casal de brasileiros, Larissa (Andrea Beltrão) e Marco (Marco Ricca), que logo após oferece a eles sua humilde casa como hospedagem, em que moram com o filho adolescente César (Caio Horowicz).
A casa de Larissa, Marco e César é um dos principais cenários do filme. A fotografia condiz com a ambientação e busca retratar, de maneira simples e real, a narrativa. As cenas da praia ganham destaque quando a família toma banho de mar por suas belíssimas paisagens. O tipo de enquadramento dado, naquele momento, conduz o espectador ao cenário e permite que ele desfrute das mesmas sensações que os personagens no oceano.
O enredo é construído com base em uma viagem de férias da família argentina e as temáticas da formação de amizades, realização de desejos e de momentos de reflexão são reforçadas. Contudo, o enfoque é dado à Lucrécia a partir de seus pontos de vista, suas emoções e como lida com o fim de um casamento. A viagem representa para a protagonista uma tentativa de reconciliação com o ex-marido e também um estreitamento de laços com os filhos que sofreram com as consequências da separação. 
Divulgação

A escolha do elenco é um aspecto bastante positivo, pois há uma ruptura com o estereótipo de corpo padrão imposto pela sociedade. Diferente das escalações de elenco tradicionais, neste há a presença de mulheres que possuem celulites e homens sem preocupação alguma com o físico. A escolha combina com a simplicidade da narrativa de maneira realista, e prova que para se fazer um bom filme não é necessário seguir padrões estéticos nem enquadrar corpos “perfeitos” para ganhar a simpatia do espectador. Os atores representam pessoas comuns, o que provoca uma profunda identificação com o público.
Os diálogos entre brasileiros e argentinos revelam outro ponto interessante, pois, mesmo sem falar a mesma língua, conseguem, de certa forma, se entender. Alguns diálogos merecem destaque por garantirem a risada do público ao mostrar a interação entre duas culturas distintas em momentos sutis, como a rivalidade no futebol e a questão linguística como, por exemplo, perguntar como é a expressão “ficar de ressaca” em espanhol, contudo, sem criar estereótipos para nenhuma das nacionalidades.
Em Sueño Florianópolis não há a presença marcante de trilhas sonoras. Os sons ambientes como o das rodas de samba, do karaokê e do violão são predominantes, e se encaixam na proposta do filme para que o público possa se sentir mais incluído na narrativa. Mesmo o filme sendo argentino, as músicas cantadas pelos personagens foram predominantemente na língua portuguesa.
O roteiro e a narrativa, apesar de simples, conseguem entreter o público na maior parte da trama e cumpre bem a  proposta, mesmo sem muitas reviravoltas ou acontecimentos surpreendentes. Entretanto, quando chega perto do fim, é possível notar um desfecho maçante, que dá a sensação de que não há mais nada interessante para contar. Apesar de Sueño Florianópolis ter pecado nos momentos finais, ele é um filme que mostra uma simplicidade técnica e narrativa que caminham lado a lado, e juntas trazem uma história de descobertas, sonhos, desejos e reflexões, que consegue entreter o público na medida certa sem perder a qualidade.

Divulgação


 Direção: Ana Kartz


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