“O Beijo no Asfalto”, de Murilo Benício, é o filme de abertura, e “Marighella”, de Wagner Moura e “Amazônia Groove”, de Bruno Murtinho, encerram o Festival na capital francesa
A 21ª
edição do Festival de Cinema Brasileiro de Paris será realizada de 9 a 16 de
abril, e
contará com a exibição de 23 longas, entre ficção e documentário, no prestigioso cinema L’Arlequin,
localizado no Quartier Latin. A programação destaca títulos inéditos na França
e conta com a presença de vários realizadores que participarão de sessões com
debate com o objetivo de promover o intercâmbio entre os dois países.
“Este ano teremos duas
grandes novidades, fundamentais no mundo atual: pela primeira vez, 50% de
filmes feitos por mulheres, e a JangadaVOD, uma plataforma exclusiva de longas
brasileiros na França, dando assim continuidade ao nosso trabalho em defesa do
cinema nacional fora do Brasil”, explica Katia Adler, idealizadora e diretora
do Festival.
A JangadaVOD
permitirá o aluguel de longas brasileiros em todo o território francês,
ampliando o alcance do Festival que há duas décadas lota o cinema L’Arlequin
com um público fiel. “Todos esses anos de Festival fomos questionados pelos
espectadores sobre onde poderiam assistir aos filmes brasileiros. A plataforma
facilitará esse acesso”, conta Katia. A seleção para assistir online inclui
ficções como O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho, e Elis,
de Hugo Prata, além de documentários como Estamira, de Marcos Prado, e Meninas
de Sandra Werneck.
Na edição deste
ano o filme de abertura será O Beijo no Asfalto, de Murilo
Benício, adaptação da peça de Nelson Rodrigues, que está na competição. E os
filmes de encerramento são: Marighella, de Wagner Moura, a
cinebiografia de Carlos Marighella,
ex-deputado, poeta e militante comunista; e o documentário Amazônia Groove, de Bruno
Murtinho, que revela os artistas da região do Norte do país.
Além de O
Beijo no Asfalto, a mostra competitiva inclui filmes consagrados em festivais
no Brasil e no Mundo: Tinta Bruta, de Filipe Matzembacher
e Marcio Reolon (vencedor do prêmio Teddy no Festival de Berlim e eleito melhor
filme no Festival do Rio, entre outros), Aos Teus Olhos, de Carolina Jabor
(arrematou quatro prêmios no Festival do Rio 2017 e o prêmio de melhor longa
ficção nacional na Mostra São Paulo no mesmo ano, entre outros), Deslembro,
de Flavia Castro, (Melhor longa pelo voto popular e pela FIPRESCI no Festival
do Rio e prêmio do Sindicato Francês dos
Críticos de Cinema no Festival Biarritz América Latina, todos em 2018) e Temporada, de André Novais Oliveira (vencedor do Festival de Cinema de Brasília de 2018), Todas
as canções de amor, de Joana Mariani, e Sócrates de Alex Moratto.
Nesta
edição foram selecionados 11 documentários de diversas temáticas, alguns
abordam questões sociais e políticas como A Última
Abolição, de Alice Gomes, e Torre das Donzelas, de Susanna Lira
(premiado como melhor documentário no Festival do Rio 2018); e outros são
retratos culturais do Brasil como My name is now, Elza Soares, de Elizabeth Martins Campos,
e Orlamundo,
de Orlando Morais.
Como parte
integrante da programação do festival, ocorrerá o 2º
Fórum Audiovisual França-Brasil, no dia 16 de abril
de 2019, na Embaixada do Brasil em Paris,
que visa incentivar o intercâmbio entre os dois países neste setor. Serão
realizadas master classes, painéis e encontros profissionais com a presença de
representantes de entidades, criadores, produtores e executivos brasileiros e
franceses.
Em 20 anos, o festival
permitiu que cerca de 530 filmes fossem vistos na França, diante de uma plateia
de mais de 73.000 espectadores que puderam debater com quase 500 convidados.
(Créditos: Primeiro Plano)
Nenhum comentário:
Postar um comentário